O propósito do ensino é levar os
cristãos a maturidade espiritual. Então, o ensino da Palavra para as crianças
tem como objetivo o indivíduo, pois sem alunos o mestre não pode desenvolver o
seu ministério. O aluno, portanto, é a
matéria prima do ensino; e mais: se o professor quiser ter êxito deve
estudar não só a lição, mas também o aluno.
“Se é ministério, seja em ministrar; se
é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Romanos 12:7
O
ALVO DO ENSINO
Porque o ensino deve ter alvos? O alvo
cria a ponte entre a aprendizagem do aluno e o que é ensinado na aula. O que é
um alvo?
1.
Um alvo indica em termos gerais O QUE
O ALUNO DEVE APRENDER.
2.
Um alvo explica O QUE DEVE ACONTECER
NO ALUNO.
3.
Um alvo indica que MUDANÇA DEVE
ACONTECER NA VIDA DO ALUNO.
4.
Ao fixar um alvo deve ter em mente o
que quer que os alunos
*SAIBAM *SINTAM *FAÇAM
É melhor ter um alvo apenas e se for
preciso ensiná-lo de dez maneiras diferentes do que tentar estabelecer três ou
quatro alvos ao mesmo tempo. É impraticável ensinar muitas verdades numa mesma
lição.
A
PREPARAÇÃO DO PROFESSOR DE CRIANÇAS
O termo “mestre” (Gr. didaskalos) se refere a aqueles que
são aptos para ensinar, que com o auxilio do Espírito Santo, ensinam aos
crentes em suas reuniões (1 Co 12.28; Ef 4.11; At 13.1). É evidente
que o mestre eficiente nunca vai deixar de ser aluno, porque quanto mais
aprende na Palavra de Deus, mais profundo será o seu ensino.
O ensino requer dom de Deus (Rm 12.6,7; 1Co 12.28; Ef
4.11). A pessoa não é mestre simplesmente por habilidade ou inclinação natural,
mas acima de tudo porque recebeu o dom, o mestre é uma dádiva de Cristo à sua
Igreja. A aula torna-se realmente marcante no coração do aluno se for
ministrada na unção do Espírito Santo. Somente na dependência total do Espírito
de Deus em oração e comunhão com o Senhor é que o professor receberá autoridade
do alto para ensinar com eficiência a Palavra de Deus.
a) O
professor precisa conhecer o que vai ensinar
Quando a Bíblia é ensinada de forma superficial as
pessoas, inclusive as crianças, não ficam achando que o professor é monótono,
mas que Deus é monótono. Rick Warren disse que “Jesus ensinou verdades
profundas de forma simples. Hoje ensinamos verdades simples de uma forma
profunda”.
O bom professor é aquele que almeja a excelência do
ensino e se empenha em alcançá-la. Tem que ser como o apóstolo Paulo
exortou: "...o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm 12.7).
Paulo recomenda àquele que ensina a dedicação total nesse ministério. Dedicação
que resultará num progresso constante do professor, quer seja em relação à
habilidade no ensino e crescimento espiritual de seus alunos; quer seja em
relação a sua própria vida cristã.
b) O professor deve viver o que ensina.
A classe nunca deve ser subestimada
(muito menos a dos pequeninos). Ela saberá se o professor está sendo sincero no
que diz. Saberá também se o professor está preparado adequadamente para a aula.
Fazer pesquisas de última hora e preparar a aula às pressas nunca dá certo.
Quando o professor não se esforça para fazer o melhor, ele não apenas
desrespeita seus alunos como peca contra Deus.
c) O professor deve conhecer seus alunos
Ele nunca deve acreditar que basta,
por exemplo, pegar a revista e ensinar o que está ali, por melhor que seja o
seu trabalho de pesquisa. O professor da escola dominical deve conhecer a sua
classe, cada um de seus alunos. É importante que o professor conheça seus
alunos, até mesmo para uma transmissão mais natural e eficaz de sua
aula. Para ser um professor eficiente, não basta dominarmos o conteúdo a
ser ministrado. Precisamos também conhecer aqueles a quem iremos ensinar.
d) O professor deve
avaliar o desempenho dos seus alunos
A maneira como os alunos aprendem deve determinar a
maneira como ensinamos. Não se avalia a nossa eficiência pelo que
fazemos, mas pelo que nossos alunos fazem. O ensino bíblico é
revolucionário e leva professor e aluno ao processo contínuo do crescimento.
Interessante é notar que até Jesus cresceu, o que incentiva professor e aluno a
desenvolver-se e crescer espiritualmente. Lucas apresenta como se deu o
processo de crescimento na pessoa de Cristo. “E crescia Jesus em
sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2.52). O Senhor
Jesus cresceu em quatro áreas:
a) Em sabedoria – crescimento intelectual;
b) Em Estatura – crescimento físico;
c) Em graça diante de Deus - Desenvolvimento
espiritual;
d) Em graça diante dos homens – Desenvolvimento social e
emocional.
e) O
professor deve saber se comunicar com o aluno
Para que haja comunicação e necessário que se estabeleçam
pontes de ligação entre o comunicador e o receptor. A linguagem usada no ensino
precisa ser comum ao professor e ao aluno. Ensino é atividade centralizada no
professor, isto é, a transmissão da matéria. Aprendizagem é centralizada no
aluno, isto é, a retenção da lição. Ensino e Aprendizagem é a comunicação entre
aluno e professor. Entre receptor e emissor. A grande tarefa do professor é
derrubar barreiras existentes na comunicação. Se o receptor não entendeu a
comunicação, a culpa não é do receptor, e sim do emissor. Se o aluno não
entendeu determinado assunto a culpa é do professor. Mas e se ele não estava
prestando atenção? A culpa continua sendo professor: ele tem que conseguir
prender a atenção do aluno. Precisamos eliminar os fatores que provocam
desconcentração. Fazer com que nos digam o que está aprendendo e como podem
aplicar a lição em suas vidas.
AS NECESSIDADES DA CRIANÇA
Um professor preparado para sua tarefa
educativa não deve perder de vista as características da criança. E como são
estas crianças a quem o professor deverá ministrar?
Charles Colson referindo-se a educação
moderna diz que “a rejeição da visão bíblica da queda tem levado a métodos
educacionais irreais e inexecutáveis que não se sensibilizam as necessidades de
nossas crianças quanto a direção moral... Se a compreensão errônea da queda
enfraqueceu a educação, o que dizer dos efeitos de uma doutrina errônea acerca
da redenção?”. John Milton, o autor de “O Paraíso Perdido” disse que a
meta do aprendizado é “reconstruir as ruínas de nossos primeiros
pais.” Além destas características e necessidades especificas, as crianças
têm necessidades gerais, que o professor da Escola Bíblica Dominical deve visar
quando ensina a Palavra de Deus:
a) A criança
precisa de AMOR – De atenção a criança, ouça-a quando ela falar. Fique sempre ao
nível de visão da criança. Mantenha a criança motivada. Abrace, toque a criança
para demonstrar amor. As crianças devem entender o amor incondicional de Deus,
exemplificado pelos pais, igreja e professores.
b) A criança
precisa de SEGURANÇA – Seja coerente com a criança, oriente-a ao cuidado
providencial do Senhor.
c) A criança
precisa de ACEITAÇÃO – Aceite a criança mesmo que muitas vezes você não
aceite o seu comportamento. Seja sempre o modelo do comportamento que você
espera de suas crianças.
d) A criança
precisa de DISCIPLINA – Elogie e incentive os seus alunos, mas imponha
limites, permitindo que as crianças experimentem as consequências do mau comportamento.
d) A criança
precisa SER VALORIZADA - Nunca dê apelidos às crianças. Lide com o mau
comportamento sempre em particular e nunca na frente da classe.
e) O ensino para as
crianças deve ter propósitos definidos - Apresentar as crianças a Bíblia Sagrada
como a Palavra de Deus. É muito importante lançar os fundamentos para o
entendimento das doutrinas bíblicas fundamentais ao nível intelectual e
espiritual das crianças, e com isso levá-las a Cristo. Pais e professores
precisam avaliar o ensino ministrado, atentando para seus pontos fracos e
fortes com vistas ao seu aperfeiçoamento constante.
Professor(a),
reflita:
Minha aula foi interessante, motivou a criança?
As necessidades
dos alunos foram satisfeitas?
Fui amável em minhas respostas as crianças?
Busquei e consegui o melhor dos alunos na aula de hoje?
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