PROCEDIMENTOS
DE ENSINO:
COMO MANTER O
ALUNO ATIVO E INTERESSADO?
QUAL É O MELHOR MÉTODO DE ENSINO? Nenhum método é
mais eficiente que outro. Cada um tem seu lugar e seu propósito. Provavelmente
uma combinação de dois ou mais métodos seja o melhor procedimento, desde que
estejam adequados aos objetivos específicos de cada aula.
Vejamos:
VISUALIZE SUAS AULAS
- A visualização de palavras, conceitos e
ideias, constituem fatores essenciais à aquisição e, principalmente, à retenção
da aprendizagem. Muitas pessoas têm dificuldade de conceber estruturas mentais
abstratas, só conseguem compreender e fixar aquilo que se relaciona diretamente
com a realidade.
Exemplo:
PROCEDIMENTO:
"Escreva em uma folha de cartolina ou no quadro de giz os sete passos para
a vitória na tentação. Primeiro faça um breve comentário sobre o tema. Depois,
escolha sete alunos de sua classe e peça-os que expliquem o significado de cada
passo. Você poderá, neste momento, complementar o assunto a partir da resposta
deles.
RECAPITULE AS AULAS ANTERIORES - Recapitular
as lições é sumamente importante para garantir a concatenação e nível de
retenção dos conteúdos do ensino. Por meio desta ação docente, o professor
estabelecerá "elos" para garantir a integração das partes (cada
lição) com o todo. Quando pontos importantes são recapitulados, reforça-se o
aprendizado de conceitos chave. Este procedimento, tanto pode ser feito no
final de cada aula, como no término de cada trimestre.
a) Recapitular envolve três tempos: Explica o que vai ser estudado; reforça o que está sendo
ensinado e revisa o que foi ensinado.
b) Quando recapitular?
Segundo o educador cristão norte americano Bill keyes, a recapitulação pode ser
feita em quatro fases da aula: No início da aula, após cada ponto importante,
ao final da lição ou no término de uma série de lições sobre um mesmo tema.
NO INÍCIO DA AULA - As
primeiras palavras no início da lição podem ser uma espécie de recapitulação.
Comece com algo que seja conhecido na lição do domingo anterior. Há professores
que preferem atribuir à classe o dever de, no início de cada aula, apresentar
uma breve recapitulação oral das ideias essenciais da última lição realizada.
Funciona da seguinte maneira: dois ou mais alunos, que se apresentarão
voluntariamente ou indicados pelo professor, farão a cada domingo, nos cinco
minutos iniciais da aula, um "apanhado" do conteúdo da aula anterior.
Esse "apanhado" deverá evidenciar no mínimo três coisas importantes:
1) que os alunos estão conscientes da unidade de ensino em desenvolvimento; 2)
que percebem os objetivos e concatenação dos temas; 3) que distinguem neles o
essencial do pormenor ocasional ou ilustrativo.
RECAPITULE CADA PONTO IMPORTANTE APÓS SUA EXPOSIÇÃO. Se os pensamentos estiverem na ordem certa e seguirem a
lógica, os alunos devem conseguir entender a ideia do ponto A, antes que o
professor passe ao ponto B.
AO FINAL DA LIÇÃO. O aluno
precisa enxergar o assunto inteiro de uma só vez - compreender a ideia central.
E por isso que o professor deve fazer uma recapitulação breve, mas completa,
dos pontos principais, mostrando como eles se relacionam com o tema central da
lição. Ao terminar uma série de lições sobre um mesmo tema. De modo geral, as
lições se baseiam em grandes temas bíblicos. O professor deve recapitular
lições anteriores para relacionar as verdades ensinadas no passado às que os
alunos estão aprendendo no presente.
Procedimento: Faça um
questionário contendo treze perguntas que envolvam o conteúdo de cada lição do
trimestre. Escreva em tiras de papel ou cartolina frases curtas sobre os
principais assuntos abordados. A seguir, distribua os papéis entre os alunos e
peça-lhes que façam comentários.
No final da aula reúna todas as informações
recebidas e faça uma síntese. Ilustre
suas aulas: Durante as aulas faça ilustrações com fatos e ideias que sejam
familiares aos alunos. As ilustrações devem ser mais claras que a verdade
retratada. Procure ilustrar suas aulas utilizando as seguintes fontes: a)
Pequenas histórias ou ilustrações escritas. Existem livros que ilustram
diversos temas; e outros que citam o que alguém disse a respeito de determinado
assunto. As enciclopédias são excelentes fontes de ilustrações. Não se esqueça
de pesquisar na Web. b) Ilustre com exemplos.
Exemplificar adequadamente é de fundamenta!
importância no ensino porque por meio do exemplo pode-se conduzir a ideias e
pensamentos claros. c) Recortes de jornais e revistas. O professor deve ficar
atento a qualquer coisa do seu dia-a-dia que sirva de ilustração para sua aula.
d) Músicas. Mesmo que música ou hino não possa ser cantado em classe, sua letra
poderá ilustrar o que o professor quer dizer. e) Testemunho pessoal. Esse tipo
de ilustração não deve ser usado excessivamente.
ESTIMULE EM SEUS ALUNOS O HÁBITO DE ESTUDAR - É possível que alguns de seus alunos encontrem
dificuldades no estudo da Bíblia por não terem o hábito de estudar. Há aqueles
que nunca foram incentivados ou sequer tiveram oportunidade de estudar antes de
conhecer o evangelho. É importante que eles aprendam a estudar.
ESTIMULE SEUS ALUNOS A ESTUDAR COMPARANDO OS TEXTOS - O estudo correlativo das Escrituras é excelente para
desenvolver a capacidade de análise e síntese de seus alunos. Ou seja, eles
terão condições de raciocinar com logicismo e independência. Esta autonomia
lhes permitirá executar tarefas importantes no processo ensino-aprendizagem.
Grande parte do conteúdo ministrado em classe é esquecido pouco tempo depois. O
único modo de assegurar aos alunos um melhor aproveitamento é criar neles o
hábito de fazer anotações durante as aulas. Assim, abaixo seguem algumas normas
práticas: Anotar, durante as aulas, os elementos fundamentais, resumidamente,
sem a preocupação de registrar tudo, mas sim, o que for essencial e com o
cuidado de não perder o "fio da meada". Em caso de dúvidas, perguntar
imediatamente. E se isso não for possível no momento, anotar as mesmas a fim de
pedir esclarecimentos na primeira oportunidade.
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