Total de visualizações de página

Procedimentos de ensino: como manter o aluno ativo e interessado?



PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
COMO MANTER O ALUNO ATIVO E INTERESSADO?


QUAL É O MELHOR MÉTODO DE ENSINO?  Nenhum método é mais eficiente que outro. Cada um tem seu lugar e seu propósito. Provavelmente uma combinação de dois ou mais métodos seja o melhor procedimento, desde que estejam adequados aos objetivos específicos de cada aula.

Vejamos:

VISUALIZE SUAS AULAS  - A visualização de palavras, conceitos e ideias, constituem fatores essenciais à aquisição e, principalmente, à retenção da aprendizagem. Muitas pessoas têm dificuldade de conceber estruturas mentais abstratas, só conseguem compreender e fixar aquilo que se relaciona diretamente com a realidade.

Exemplo:

PROCEDIMENTO: "Escreva em uma folha de cartolina ou no quadro de giz os sete passos para a vitória na tentação. Primeiro faça um breve comentário sobre o tema. Depois, escolha sete alunos de sua classe e peça-os que expliquem o significado de cada passo. Você poderá, neste momento, complementar o assunto a partir da resposta deles.

RECAPITULE AS AULAS ANTERIORES  - Recapitular as lições é sumamente importante para garantir a concatenação e nível de retenção dos conteúdos do ensino. Por meio desta ação docente, o professor estabelecerá "elos" para garantir a integração das partes (cada lição) com o todo. Quando pontos importantes são recapitulados, reforça-se o aprendizado de conceitos chave. Este procedimento, tanto pode ser feito no final de cada aula, como no término de cada trimestre.

a) Recapitular envolve três tempos: Explica o que vai ser estudado; reforça o que está sendo ensinado e revisa o que foi ensinado.

b) Quando recapitular? Segundo o educador cristão norte americano Bill keyes, a recapitulação pode ser feita em quatro fases da aula: No início da aula, após cada ponto importante, ao final da lição ou no término de uma série de lições sobre um mesmo tema.

NO INÍCIO DA AULA - As primeiras palavras no início da lição podem ser uma espécie de recapitulação. Comece com algo que seja conhecido na lição do domingo anterior. Há professores que preferem atribuir à classe o dever de, no início de cada aula, apresentar uma breve recapitulação oral das ideias essenciais da última lição realizada. Funciona da seguinte maneira: dois ou mais alunos, que se apresentarão voluntariamente ou indicados pelo professor, farão a cada domingo, nos cinco minutos iniciais da aula, um "apanhado" do conteúdo da aula anterior. Esse "apanhado" deverá evidenciar no mínimo três coisas importantes: 1) que os alunos estão conscientes da unidade de ensino em desenvolvimento; 2) que percebem os objetivos e concatenação dos temas; 3) que distinguem neles o essencial do pormenor ocasional ou ilustrativo.

RECAPITULE CADA PONTO IMPORTANTE APÓS SUA EXPOSIÇÃO. Se os pensamentos estiverem na ordem certa e seguirem a lógica, os alunos devem conseguir entender a ideia do ponto A, antes que o professor passe ao ponto B.

AO FINAL DA LIÇÃO. O aluno precisa enxergar o assunto inteiro de uma só vez - compreender a ideia central. E por isso que o professor deve fazer uma recapitulação breve, mas completa, dos pontos principais, mostrando como eles se relacionam com o tema central da lição. Ao terminar uma série de lições sobre um mesmo tema. De modo geral, as lições se baseiam em grandes temas bíblicos. O professor deve recapitular lições anteriores para relacionar as verdades ensinadas no passado às que os alunos estão aprendendo no presente.

Procedimento: Faça um questionário contendo treze perguntas que envolvam o conteúdo de cada lição do trimestre. Escreva em tiras de papel ou cartolina frases curtas sobre os principais assuntos abordados. A seguir, distribua os papéis entre os alunos e peça-lhes que façam comentários.

No final da aula reúna todas as informações recebidas e faça uma síntese. Ilustre suas aulas: Durante as aulas faça ilustrações com fatos e ideias que sejam familiares aos alunos. As ilustrações devem ser mais claras que a verdade retratada. Procure ilustrar suas aulas utilizando as seguintes fontes: a) Pequenas histórias ou ilustrações escritas. Existem livros que ilustram diversos temas; e outros que citam o que alguém disse a respeito de determinado assunto. As enciclopédias são excelentes fontes de ilustrações. Não se esqueça de pesquisar na Web. b) Ilustre com exemplos.

Exemplificar adequadamente é de fundamenta! importância no ensino porque por meio do exemplo pode-se conduzir a ideias e pensamentos claros. c) Recortes de jornais e revistas. O professor deve ficar atento a qualquer coisa do seu dia-a-dia que sirva de ilustração para sua aula. d) Músicas. Mesmo que música ou hino não possa ser cantado em classe, sua letra poderá ilustrar o que o professor quer dizer. e) Testemunho pessoal. Esse tipo de ilustração não deve ser usado excessivamente.

ESTIMULE EM SEUS ALUNOS O HÁBITO DE ESTUDAR - É possível que alguns de seus alunos encontrem dificuldades no estudo da Bíblia por não terem o hábito de estudar. Há aqueles que nunca foram incentivados ou sequer tiveram oportunidade de estudar antes de conhecer o evangelho. É importante que eles aprendam a estudar.

ESTIMULE SEUS ALUNOS A ESTUDAR COMPARANDO OS TEXTOS - O estudo correlativo das Escrituras é excelente para desenvolver a capacidade de análise e síntese de seus alunos. Ou seja, eles terão condições de raciocinar com logicismo e independência. Esta autonomia lhes permitirá executar tarefas importantes no processo ensino-aprendizagem. Grande parte do conteúdo ministrado em classe é esquecido pouco tempo depois. O único modo de assegurar aos alunos um melhor aproveitamento é criar neles o hábito de fazer anotações durante as aulas. Assim, abaixo seguem algumas normas práticas: Anotar, durante as aulas, os elementos fundamentais, resumidamente, sem a preocupação de registrar tudo, mas sim, o que for essencial e com o cuidado de não perder o "fio da meada". Em caso de dúvidas, perguntar imediatamente. E se isso não for possível no momento, anotar as mesmas a fim de pedir esclarecimentos na primeira oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário