**Cada criança obedece a um ritmo próprio na
sua capacidade de aprender.
**O ensino deve estar centrado nas
potencialidades da criança, respeitando suas limitações, mas oferecendo uma
dose de desafio que desperte na criança o interesse, a curiosidade.
**A criança aprende através da própria
experiência. Ela precisa utilizar seus sentidos: ver com as mãos, sentir com o
gosto, cheirar, ouvir; e utilizando seu corpo e a linguagem oral, comunica-se
sobre o que faz, sobre o que explora, sobre o que descobre de novo a cada
minuto.
**A forma mais eficaz e completa de ensino é a
baseada num trabalho livre e criador, que permite à criança ser o elemento
ativo da aprendizagem. Isso a desenvolve nos aspectos mental, emocional, social
e espiritual.
**É através da manipulação de materiais que a
criança adquire subsídios para depois lidar com as ideias.
**Atividades que estão muito além da capacidade
da criança ou que ofereçam desafios que ela não pode vencer causam frustrações
e intimidação. O sucesso leva a repetições espontâneas por simples prazer, e
contribui muito para a fixação da aprendizagem.
**A criança pequena fica atenta à voz baixa e
suave dirigida a ela diretamente. Não gosta e não sabe entender gritos e
comandos de grupo.
**A relação afetiva do educador com a criança é
primordial para uma participação ativa e efetiva por parte da criança. Ela
imita gestos, atitudes e, principalmente, os valores da pessoa adulta que lida
com ela. Abro aqui um parêntesis para ressaltar que a criança é receptiva para
crer no que o seu adulto educador crê.
**As crianças aprendem, ao mesmo tempo, várias
coisas. A associação e correlação de experiências facilita a aprendizagem e a
sua retenção.
**A aprendizagem da criança depende em muito do
interesse que atividade desperta nela. É importante descobrir os interesses da
criança e elaborar atividades que a interessem.
**A percepção da criança parte do todo para as
partes. A princípio, ela vê o todo, depois parte para a análise dos detalhes.
**Ao elaborar uma atividade com as crianças,
devemos saber que ela pode atingir muitos objetivos em várias áreas, bem como
um só objetivo pode ser atingido através de muitas atividades.
**A aprendizagem baseia-se em experiências
anteriores favoráveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário