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Princípios gerais da aprendizagem

**Todas as pessoas criadas por Deus são originais e, portanto, diferentes entre si. Cada uma tem seu conjunto de características especiais que devem ser respeitadas.
**Cada criança obedece a um ritmo próprio na sua capacidade de aprender.
**O ensino deve estar centrado nas potencialidades da criança, respeitando suas limitações, mas oferecendo uma dose de desafio que desperte na criança o interesse, a curiosidade.
**A criança aprende através da própria experiência. Ela precisa utilizar seus sentidos: ver com as mãos, sentir com o gosto, cheirar, ouvir; e utilizando seu corpo e a linguagem oral, comunica-se sobre o que faz, sobre o que explora, sobre o que descobre de novo a cada minuto.
**É através da manipulação de materiais que a criança adquire subsídios para depois lidar com as ideias.
**Atividades que estão muito além da capacidade da criança ou que ofereçam desafios que ela não pode vencer causam frustrações e intimidação. O sucesso leva a repetições espontâneas por simples prazer, e contribui muito para a fixação da aprendizagem.
**A criança pequena fica atenta à voz baixa e suave dirigida a ela diretamente. Não gosta e não sabe entender gritos e comandos de grupo.
**A relação afetiva do educador com a criança é primordial para uma participação ativa e efetiva por parte da criança. Ela imita gestos, atitudes e, principalmente, os valores da pessoa adulta que lida com ela. Abro aqui um parêntesis para ressaltar que a criança é receptiva para crer no que o seu adulto educador crê.
**As crianças aprendem, ao mesmo tempo, várias coisas. A associação e correlação de experiências facilita a aprendizagem e a sua retenção.
**A forma mais eficaz e completa de ensino é a baseada num trabalho livre e criador, que permite à criança ser o elemento ativo da aprendizagem. Isso a desenvolve nos aspectos mental, emocional, social e espiritual.
**A aprendizagem da criança depende em muito do interesse que atividade desperta nela. É importante descobrir os interesses da criança e elaborar atividades que a interessem.
**A percepção da criança parte do todo para as partes. A princípio, ela vê o todo, depois parte para a análise dos detalhes.
**Ao elaborar uma atividade com as crianças, devemos saber que ela pode atingir muitos objetivos em várias áreas, bem como um só objetivo pode ser atingido através de muitas atividades.
**A aprendizagem baseia-se em experiências anteriores favoráveis.


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