GUIA DE POSTURAS PARA PROFESSORES DA ESCOLA
DOMINICAL
01-
Comece sempre a aula na
hora marcada para incentivar e premiar o aluno pontual, mesmo que apenas uma
única pessoa esteja presente. Outros chegarão. Se não chegarem, não
se preocupe, porque a lição será apenas àquele presente. Ainda assim você será
usado por Deus. Não se deixe intimidar ou afetar psicologicamente pela
ausência. Dê apenas uma justificativa. Não caia no erro de ficar explicando os
possíveis motivos pelos quais os demais alunos não compareceram à aula.
02-
Cumprimente cada um
que entra como se fosse
um candidato à presidente da República. É muito
importante que os estudantes saibam e experimentem que a sua classe é a mais
amistosa do planeta.
03-
Faça de sua classe uma
prioridade. O melhor método de demonstrar à sua classe
que ela é uma prioridade é você encará-la como prioridade nos seus interesses.
Quanto melhor preparado estiver o professor, mais facilidade terá em responder
às eventuais perguntas com sinceridade, mesmo que seja para agendar a resposta
para uma próxima aula.
04-
Recompense o empenho dos
que são assíduos de forma mais consistente. Envie um email,
dê um cartão ou crie alguma outra forma de incentivo extra que seja capaz de
demonstrar apreciação por sua constância e ainda ajude a pessoa a superar suas
limitações na aprendizagem.
05- Dê bom acolhimento ao atrasado, não o puna.
Capture a atenção dele com uma rápida sinopse do que você está ensinando à
classe. Emende: “Maria, temos satisfação pelo fato de que, mesmo atrasada, você
tenha perseverado em estar conosco. Nós estamos discutindo hoje a diferença
entre o crescimento espiritual de José e o de Daniel...”.
06- Deixe para saber, em particular, o que motivou o atraso.
Ouça os motivos, ofereça ajuda, apoio e um conselho estimulante para que o fato
não venha se repetir. Caso haja reincidência, mantenha a paciência e pense em
nova estratégia para ajudar a pessoa.
07- No caso do atrasado crônico, é preciso que se investigue os motivos que
levam a esse comportamento. Cabe ao professor conversar com o
indivíduo, em particular, e explicar-lhe, de modo a conscientizá-lo, que a
Igreja se preocupa com ele não só do ponto de vista da constituição espiritual,
mas também em sua formação como cidadão. O atrasado crônico pode vir a ser um
preguiçoso, o que fatalmente trará implicações à sua vida profissional (Ec
10.18).
08- Àqueles que faltaram à classe, nunca diga: “Onde você estava?”, porém
“Sentimos muito a sua falta”. A primeira frase já deixa o aluno na
defensiva, porque se sente cobrado. A segunda denota interesse sincero. Tratá-
los como pessoas maduras dá mais resultado, pois os estimula a agir como tal.
09 - Um polegar erguido, um aceno, um piscar de olho ou
um toque precisam ser percebidos e valorizados. Quanto
antes forem atendidos, menos você terá negligenciado em demonstrar a estima e o
apreço aos alunos.
10 -
Alunos não gostam de
olhares indiferentes, de palavras arrogantes nem de gestos bruscos.
Daí manter a concentração durante todo período de aula é fundamental para poder
transmitir equilíbrio aos alunos. Lembre-se de que muitos chegam à aula depois
de terem enfrentado uma verdadeira guerra espiritual.
11- No caso de ensinar a adolescentes e jovens, refreie a tentação de
quebrar o clima da aula com comentários sobre seus cabelos, roupas ou estilo de
música. Ore para que o Espírito Santo prepare o
momento certo para conversar com o indivíduo sobre esses temas (Pv 15.23).
Administre com bom humor as possíveis influências negativas de um adolescente
recém-chegado à igreja e à classe, sem espantá-lo. Estimule-o à oração em grupo
a fim de que o Espírito Santo convença o coração de qual deve ser o padrão do
cabelo, das roupas ou estilo de música. Não se esqueça de ser o mais sincero
possível e bíblico nos comentários (Sl 119.130). Entenda que há fase e fases na
vida de uma pessoa.
12 - Também no caso de se ensinar a adolescentes e
jovens, tome cuidado para nunca os usar como exemplo nas lições, seja positivo
ou negativo. Estas são as idades do anonimato. Todos
ficam pouco à vontade ao ser ressaltados em algum aspecto. Isto os distanciaria
dos seus pares. Para eles, qualquer coisa é melhor do que ser distinguido.
Melhor é estimulá-los às experiências com Deus e a testemunhá-las
espontaneamente (Jo 1.32).
13 -
Em caso de instabilidade
e indisciplina, é indispensável ao professor guardar o controle de si mesmo, a
fim de poder pensar sobre a melhor atitude a tomar.
O superintendente da ED deve estar a par de qualquer alteração comportamental
em classe.
14 - Evite coisas impertinentes, tais como ficar
fungando em classe, enfiar o dedo no nariz, ficar consertando a roupa íntima,
usar decote inapropriado etc. Todo e qualquer movimento brusco vai
atrair a atenção do público e desviá-lo do que realmente interessa. Para evitar
tais coisas, vá ao banheiro antes da aula começar.
15 - Cuidado ao chegar muito perto dos alunos.
O mau hálito, o odor de suor ou de um perfume forte demais, ou vencido, podem
causar incômodos.
16 - Cuide em ter sempre ações íntegras. Lembre-se:
você estará sempre sendo observado. A confiança é atualmente um bem cada vez
mais raro. Os alunos, por consequência, estão cada vez mais desconfiados,
céticos e resistentes. Há tempos, as pessoas acreditariam plenamente em você
até que houvesse um motivo contrário. Hoje é preciso primeiro provar que se
merece confiança, daí a importância da integridade e de um caráter sólido
dentro e fora do círculo religioso.
17 - Acredite em seus alunos.
Não os trate como criança. As pessoas vão avançar ou regredir de acordo com as
expectativas daqueles que os cercam. Aposte nelas sua confiança não apenas de
que absorveram informação, mas de que as colocarão em prática em sua vida
diária. Certamente, farão tudo para que você não seja decepcionado.
18- Seja sempre acessível aos seus alunos. Manter a
distância pode criar barreiras de comunhão em Cristo e é um erro fatal para
quem deseja ajudar outros a crescerem diante dos homens e de Deus. Sempre que
necessário esteja disponível e sem barreiras.
19- Dê oportunidade aos alunos. Por vários motivos
é um erro grave fazer monólogo. Ofereça sempre espaço à participação, à
superação, ao sucesso e ao crescimento pessoal. Isso ajudará aos tímidos a
adquirirem segurança, respeito e encorajamento. Lembre-se de que o aluno de
hoje poderá ser o professor de ED de amanhã.
20-
Ouça sempre, porque
ouvir os alunos gera novas ideias. Você nunca saberá
quão próximo estaria de uma ideia valiosa para a dinâmica de sua igreja, a
menos que esteja disposto a ouvir.
21- Planejamento é fundamental para ser bem-sucedido – Prepare seu conteúdo
da melhor maneira possível. Ninguém tem o dever de saber tudo e
de se comprometer a trazer a resposta na próxima aula, quando não souber algum
ponto questionado, mas se esforce ao máximo possível.
22- Gerenciar o tempo é muito importante. Não fale rápido
ou devagar demais. Tenha sempre alguma atividade extra em stand by para o caso
de o tempo sobrar.
23- Procure sempre respeitar o horário reservado para a aula.
Não ultrapasse o tempo determinado pela superintendência
24- Não demonstre insegurança – Evite falar alto ou muito baixo e dar as
costas para a turma. Nunca fique olhando exclusivamente
para um aluno em específico. Isso pode coagi-lo. Distribua o olhar.
25- Não se preocupe em se defender ou explicar
como você aplica o ensino. O bom ensino bíblico fala por si mesmo. Lembre-se de
que é a Palavra de Deus quem faz a obra.
26- Não confunda ensinar mais depressa com ensinar melhor.
Muitas vezes, na ansiedade de transmitir muito conteúdo, pode-se confundir os
alunos. É bom ir testando o andamento por meio de perguntas.
27- Não use o tempo da aula para transmitir seus problemas pessoais aos
alunos. Essa é uma postura antididática, além de
prejudicar seu próprio trabalho. Ao assumir a classe, deixe seus problemas e
inquetações do lado de fora, pois os alunos são muito sensíveis ao estado
emocional do professor. Também tenha muito cuidado em dar exemplos de sua vida
pessoal. Alunos costumam ficar irritados quando o professor toma uma boa parte
da aula para isso ou quando sai do assunto da lição para dar dicas sobre uma
fase da vida em que o aluno ainda não tenha chegado.
28- Quando for fazer o sorteio de um aluno para participar da aula seguinte,
dando uma explanação sobre algum tópico, é necessário saber
quais deles gostariam de participar dessa dinâmica, porque há aqueles que se
sentem constrangidos ao serem escolhidos. Daí o que poderia ser estimulante
pode tornar-se um “pesadelo” e levar o indivíduo a se afastar da classe.
29- Reserve um tempo apropriado durante a aula para explicar na Bíblia o
propósito do ofertório antes de recolher a oferta dos alunos.
Se não houver uma explicação, eles serão tentados a acreditar que estão pagando
pela aula ou ofertando por obrigação.
30- O professor que se sente responsável pelo cultivo da Salvação e pela
formação espiritual de seus alunos dificilmente vai ficar somente fazendo a
leitura do texto da revista em classe. Proceder assim
fará com que seus alunos desconfiem da sua credibilidade, acreditem que você
não estudou nada e que está somente reproduzindo o que anotou o comentarista.
Fonte: Coleção Ensinador Cristão – CPAD – “Guia de
posturas para professores da Escola Dominical”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário