O planejamento deve estar presente em
todas as atividades desenvolvidas com as crianças na igreja. Improvisos às
vezes acontecem, mas não podem virar rotina. Por isso, planeje sempre as suas
aulas!
A palavra planejamento, conforme o Dicionário Houaiss da Língua
Portuguesa (2001), significa “ato ou efeito de planejar; serviço de
preparação de um trabalho ou de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos
convenientes; determinação de um conjunto de procedimentos, de ações visando à
realização de determinado projeto”.
Segundo Vasconcellos (1995), “planejar é antecipar mentalmente uma ação a
ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível,
essencialmente humano: o real a ser comandado pelo ideal”. Assim, para esse
autor, o planejamento ajuda a realizar aquilo que se deseja.
PLANEJAR
REQUER:
ü pesquisar sempre;
ü ser criativo na elaboração da aula;
ü estabelecer prioridades e limites;
ü estar aberto para acolher o aluno e sua realidade;
ü ser flexível para replanejar sempre que necessário.
LEVE SEMPRE EM CONTA:
ü as características e necessidades de aprendizagem
dos alunos;
ü o conteúdo de cada faixa etária;
ü os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;
ü as condições objetivas de trabalho.
COM
BASE NISSO, DEFINA:
ü O
QUE vai ensinar?
ü COMO
vai ensinar?
ü QUANDO
vai ensinar?
ü O
QUE, como e quando avaliar?
“Há
professores que vão para a sala de aula totalmente despreparados ou preparados
apenas em parte. São como mensageiros sem mensagem. Falta-lhes a energia e o
entusiasmo necessários para produzirem os resultados que, centralizado por
direito, devemos esperar de seu trabalho”
(John Milton Gregory).
PLANO
DE AULA
O plano de aula ou
de um conjunto de aulas consiste no detalhamento da proposta do professor para
uma aula ou um conjunto de aulas e está necessariamente articulado ao plano de
trabalho do professor. Segundo Vasconcelos (2000), “corresponde ao nível de maior detalhamento e objetividade do processo
de planejamento didático. É a orientação para que o fazer no cotidiano”.
O plano de aula é, portanto, o
momento que o professor decidirá as estratégias de ensino, os recursos a serem
utilizados, como e quando realizará a avaliação. Essa organização prévia
também faz parte dos resultados de aprendizagem dos alunos. O professor
organizado ajuda os alunos a se organizarem no processo.
Conteúdo – Indicação do
tema bíblico a ser estudado.
Objetivos – Habilidades/competências
que você deseja que seus alunos adquiram na aula.
Os objetivos da aula devem sempre
iniciar com verbo no infinitivo.
Assim:
conhecer; compreender;
entender; identificar; reconhecer; generalizar; desenvolver; estabelecer;
organizar; capacitar; demonstrar; contribuir; colaborar; valorizar; interiorizar;
mostrar; analisar; investigar; comprovar; classificar; comparar; contrastar; diferenciar;
distinguir; concluir; inferir; deduzir; interpretar; determinar; descrever; ilustrar;
registrar; definir; identificar; nomear; especificar; exemplificar; enumerar; citar;
esquematizar; organizar; constituir; estruturar; generalizar; documentar; desenvolver;
aplicar; praticar; empregar; operar; usar, dentre outros.
Recursos – Materiais de
apoio utilizados na aula.
Motivação – Elemento ou
objeto lúdico que contextualize a aula.
Estratégias de ensino e Atividades- Passo a passo da aula e Atividades desenvolvidas.
Referências – Fontes
consultadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário