Total de visualizações de página

Planeje as suas aulas!


O planejamento deve estar presente em todas as atividades desenvolvidas com as crianças na igreja. Improvisos às vezes acontecem, mas não podem virar rotina. Por isso, planeje sempre as suas aulas!

A palavra planejamento, conforme o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001), significa “ato ou efeito de planejar; serviço de preparação de um trabalho ou de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; determinação de um conjunto de procedimentos, de ações visando à realização de determinado projeto”.

Segundo Vasconcellos (1995), “planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real a ser comandado pelo ideal”. Assim, para esse autor, o planejamento ajuda a realizar aquilo que se deseja

O planejamento orienta a prática do professor, facilita a sequencia lógica da ação docente e a coerência entre as ideias e a prática do educador, pois as aulas são planejadas a partir de dados objetivos da realidade.

PLANEJAR REQUER:

ü  pesquisar sempre;
ü  ser criativo na elaboração da aula;
ü  estabelecer prioridades e limites;
ü  estar aberto para acolher o aluno e sua realidade;
ü  ser flexível para replanejar sempre que necessário.

                                            LEVE SEMPRE EM CONTA:

ü  as características e necessidades de aprendizagem dos alunos;
ü  o conteúdo de cada faixa etária;
ü  os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;
ü   as condições objetivas de trabalho.

COM BASE NISSO, DEFINA:

ü  O QUE vai ensinar?
ü  COMO vai ensinar?
ü  QUANDO vai ensinar?
ü  O QUE, como e quando avaliar?


“Há professores que vão para a sala de aula totalmente despreparados ou preparados apenas em parte. São como mensageiros sem mensagem. Falta-lhes a energia e o entusiasmo necessários para produzirem os resultados que, centralizado por direito, devemos esperar de seu trabalho”
(John Milton Gregory).


PLANO DE AULA

O plano de aula ou de um conjunto de aulas consiste no detalhamento da proposta do professor para uma aula ou um conjunto de aulas e está necessariamente articulado ao plano de trabalho do professor. Segundo Vasconcelos (2000), “corresponde ao nível de maior detalhamento e objetividade do processo de planejamento didático. É a orientação para que o fazer no cotidiano”.


O plano de aula é, portanto, o momento que o professor decidirá as estratégias de ensino, os recursos a serem utilizados, como e quando realizará a avaliação. Essa organização prévia também faz parte dos resultados de aprendizagem dos alunos. O professor organizado ajuda os alunos a se organizarem no processo.
Vamos ao modelo simplificado de Plano de aula: 
(Clique na imagem para ampliar)


Conteúdo – Indicação do tema bíblico a ser estudado.
Objetivos – Habilidades/competências que você deseja que seus alunos adquiram na aula.

Os objetivos da aula devem sempre iniciar com verbo no infinitivo.

 Assim:

conhecer; compreender; entender; identificar;  reconhecer; generalizar; desenvolver; estabelecer; organizar; capacitar; demonstrar; contribuir; colaborar; valorizar; interiorizar; mostrar; analisar; investigar; comprovar; classificar; comparar; contrastar; diferenciar; distinguir; concluir; inferir; deduzir; interpretar; determinar; descrever; ilustrar; registrar; definir; identificar; nomear; especificar; exemplificar; enumerar; citar; esquematizar; organizar; constituir; estruturar; generalizar; documentar; desenvolver; aplicar; praticar; empregar; operar; usar, dentre outros.


Recursos – Materiais de apoio utilizados na aula.
Motivação – Elemento ou objeto lúdico que contextualize a aula.
Estratégias de ensino e Atividades- Passo a passo da aula e Atividades desenvolvidas.

Referências – Fontes consultadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário